PROJECTO DO CORREDOR DO LOBITO CONTINUA “FIRME”
- O Correio
- 23 de fev.
- 1 min de leitura
O projecto de implementação do Corredor do Lobito “caminha” como se esperava, tendo sido, inclusive, um dos temas abordado pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o seu homologo norte-americano Marco Rubio.
Sendo assim, a informação difundida por alguns órgãos internacionais, de que a administração Trump suspendeu totalmente o financiamento, não corresponde a realidade! A suspensão que existe é da UDSAID, entidade que se tinha prontificado a apoiar com USD 250.000,00 a AFC - Africa Finance Corporation, a elaboração e conclusão dos estudos e projectos da Ligação do Corredor do Lobito à Zâmbia.
Não sendo a única entidade interessada em financiar este projeto tão estratégico, o AFC continua a desenvolver os trabalhos o apoio técnico e institucional dos Governos de Angola e da Zâmbia.
O pleno funcionamento do Corredor do Lobito vai promover a estabilidade politica e a paz na região, vai proporcionar aos três países envolvidos maior movimento regional de mercadorias, criação de empregos locais e maior mobilidade entre os cidadãos, além de atrair o investimento estrangeiro. Trata-se de um efectivo Corredor de Desenvolvimento Económico que muito pode contribuir para o progresso e o desenvolvimento sustentável da região e do continente!!
Comments